cuide bem dos seus olhos

Catarata

O que é?
Catarata é o nome dado para a opacificação do Cristalino, a lente natural dos nossos olhos. Geralmente está relacionada ao envelhecimento e é mais comum em pessoas acima de 60 anos. Nestes casos, não é considerada uma doença, mas sim, parte do envelhecimento natural do nosso corpo.

Quais são os tipos de catarata?
As principais são:

Como sei que tenho catarata? Quais os sintomas?

Qual o tratamento?
O tratamento da catarata é cirúrgico. Por dificultar a passagem de luz e de informações visuais até a retina, é necessário que seja removida e substituída por um cristalino novo, a lente intra-ocular.

A cirurgia é segura?
A cirurgia de catarata é considerada uma das mais seguras no mundo. Isso foi possível devido ao grande avanço tecnológico dos aparelhos e das lentes implantadas nos olhos (cristalino artificial). Entretanto, é um procedimento complexo, invasivo e, portanto, não é livre de riscos.

O que é a “Moderna Cirurgia de Catarata”?
É um procedimento microinvasivo, sem pontos, sob anestesia local ou tópica, onde o cirurgião remove a catarata e implanta uma lente de alta performance. O pós operatório geralmente é rápido podendo realizar algumas atividades diárias já nos primeiros dias.

Quando devo realizar a cirurgia?
Deixar a catarata “amadurecer” é uma conduta antiga, feita em uma época onde a técnica cirúrgica era diferente. Com o avanço da tecnologia, a catarata madura se tornou um problema, levando à maiores riscos e complicações. Portanto, é aconselhável realizar o procedimento nos estágios iniciais.

Precisarei de óculos após a cirurgia?
É preciso lembrar que a cirurgia tem um único objetivo: a reabilitação visual. Entretanto, dependendo da lente escolhida, é possível corrigir o grau e deixar o paciente mais independente dos óculos.

Que tipo de lentes existem?