Retina é uma fina camada de células que reveste a parte mais interna do olho. Ela é a responsável por transformar o estímulo luminoso que recebemos em estímulo elétrico que, por sua vez, é transmitido ao cérebro através dos nervos ópticos para que, enfim, seja processado e transformado em imagens que compõe nossa visão.
Vítreo é uma substância gelatinosa e transparente, que preenche a parte interna e posterior da cavidade ocular e se encontra em contato direto com a superfície da retina.
Doenças da Retina e Vítreo
São diversas as doenças de acometimento vítreo-retiniano, muitas delas graves, com potencial de gerar danos irreversíveis e cegueira caso não sejam diagnosticadas e tratadas a tempo.
Dentre algumas, podemos citar:
Muitas doenças de origem não-ocular levam à alteração vítreo-retiniana, sendo esta, algumas das vezes, sua primeira manifestação:
Diagnósticos e exames complementares
Atualmente, o arsenal de exames e tecnologia disponível para diagnóstico e acompanhamento das doenças da retina e vítreo é amplo e incluem:
Tratamentos Ví́treo-Retinianos
Devido a grande diversidade de doenças que podem acometer a retina e o vítreo, o tratamento é variado e individualizado para cada caso. As abordagens terapêuticas podem ser: